NHOQUE DE BATATA DOCE COM BETERRABA OU ESPINAFRE

Ingredientes:

·        6 batatas doces médias (em média 800g)

·        +- 2 xícaras de farinha de trigo integral

·        Sal a gosto

·        2 ovos

·        1/2 maço de espinafre

·        1 beterraba média

Atenção: As quantidades dos ingredientes são aproximadas, a textura dos nhoques será alcançada adicionando a farinha aos poucos.

Preparo: Lave as batatas, embrulhe-as em papel alumínio e asse-as até ficarem bem macias. Retire a casca e com um garfo amasse-as até ficar como um purê, divida o purê em 2 partes e reserve.

BETERRABA: No liquidificador bata a beterraba com 1 ovo até ficar liquido, junte isto à uma das metades do purê de batatas, acrescente o sal e vá aos poucos adicionando a farinha até formar uma massa lisa, macia e não pegajosa.

ESPINAFRE: No liquidificador bata as folhas e os talos pequenos do espinafre com 1 ovo até ficar liquido, junte isto à uma das metades do purê de batatas, acrescente o sal e vá aos poucos adicionando a farinha até formar uma massa lisa, macia e não pegajosa.

Faça rolinhos compridos com um pouco mais de 1 cm de diâmetro sobre uma bancada (pode usar farinha branca para enrolar) e depois com uma faca corte em pedaços de 1,5cm.

Em uma panela ferva a água com um pouco de sal. Quando estiver fervendo, coloque os nhoques na panela e deixe-os cozinhar, os nhoques ficarão prontos quando começarem a boiar. Retire rapidamente os nhoques que estiverem boiando com uma escumadeira e coloque-os em um escorredor de macarrão.

Coloque os nhoques cozidos em uma travessa, tempere-os com azeite de oliva extravirgem ou outro óleo especial como o de amêndoas, de castanha do Pará, macadâmia ou de abacate.

Sugestão de finalizações: Sálvia fresca; Amêndoas em lascas; Queijo parmesão; Mussarela de búfala picada; Queijo de cabra fresco ou cremoso; Queijo pecorino ralado ou em lascas

CONGELAMENTO: Após fazer os rolinho e cortar, espalhe os cubinhos em uma forma (separados para não grudar) e leve ao freezer. Quando já estiverem duros divida-os em saquinhos com as porções certas para cada refeição.

VERSÃO SEM GLÚTEN: Substitua a farinha de trigo por farinha de arroz integral ou de grão de bico e acerte a textura dos nhoques até chegar ao ponto ideal.

*Receita elaborada por Nati Luglio para o Blog tips4life.com.br.