IOGURTE NATURAL CASEIRO

Ingredientes:

·        1 litro de leite integral (utilizei o pasteurizado, tipo A, daqueles de garrafinha). Usei o integral para conseguir a consistência bem cremosa do iogurte grego, mas é também pode ser feito com semi desnatado e o desnatado)

·        1 pote de iogurte natural OU 1 envelope de fermento lácteo (fiz com o iogurte integral)

 Preparo: Coloque o leite numa vasilha e leve ao fogo para aquecer. Deixe aquecer até que comecem a aparecer as primeiras bolhinhas na borda. NÃO DEIXE FERVER! Se você tiver um termômetro culinário, a temperatura a que deve chegar o leite é de 95ºC. Caso não tenha o termômetro, use o "dedômetro" mesmo! Um truque: você saberá qual a temperatura correta quando mergulhar o dedo no leite e suportar a temperatura por 10 segundos. Esta é a temperatura ideal.  Desligue o fogo e misture ao leite o pote de iogurte natural (ou o fermento lácteo) misturando cuidadosamente. Depois do preparo do seu primeiro iogurte, você pode usar um pote do seu próprio iogurte caseiro para o preparo dos próximos! Despeje o iogurte num recipiente grande ( ou já em potinhos menores), envolva-os numa toalha ou cobertorzinho, para que eles fiquem numa temperatura adequada para que ocorra a fermentação láctea. Deixe descansando por 12 horas, num ambiente escurinho e fechado (pode ser dentro do seu forno ou dentro do microondas, ambos desligados, claro!). Passado este tempo, você terá seu iogurte caseiro, sem aditivos, corantes ou conservantes!

 

IOGURTE GREGO CASEIRO

Ingredientes e materiais necessários:

·        1 pano de algodão, devidamente fervido e esterilizado

·        1 escorredor de macarrão (ou escorredor de arroz ou até mesmo uma peneirinha).

·        O seu iogurte caseiro pronto

Preparo: Coloque o pano sobre o escorredor, despeje o iogurte caseiro, leve à geladeira por no mínimo 5 horas e deixe drenar todo o líquido num recipiente. Após este tempo, você terá seu iogurte grego! Veja que com 1 litro de leite, você não consegue mais do que 400g de iogurte grego. Isto porque ele perde muito do seu líquido, ficando numa consistência super cremosa. Ele é bem concentrado e muito saboroso.

 Atenção: Não jogue fora o líquido drenado! Esse líquido nada mais é do que a proteína do soro do leite, a famosa WHEY PROTEIN! Guarde para fazer pães, bolos, e até para deixar de molho os grãos integrais (No preparo de pães e bolos, use a mesma quantidade que usaria de LEITE na receita!)


*Receita elaborada por Dany Castro para o Blog
www.queriaserabettyboop.com.br.