PARA VIVER MAIS E MELHOR!!!


Aumente a ingestão de água:

A hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Ajuda na manutenção da temperatura corporal, reposição de fluidos e sais minerais e também na eliminação de toxinas. Como? Aumentando sua ingestão de água mineral, água de coco e sucos naturais. O consumo de frutas com alto teor de água, como: melão, melancia e abacaxi também ajudam na hidratação.

 Alimentação saudável:

De início, ter uma alimentação com muitos alimentos ricos em antioxidantes e gorduras poli-insaturadas.

Ao contrário do que acreditamos, o tratamento térmico nos alimentos pode exercer efeitos benéficos sobre o teor de nutrientes de diversos alimentos. Diversos estudos apontam que o brócolis e a cenoura, por exemplo, após o cozimento apresentam aumento do seu conteúdo de carotenóides, em comparação ao alimento cru.

Prefira comprar alimentos em distribuidores locais, assim você ajuda a diminuir os custos com o meio de transporte dos alimentos, e a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Melhore seus utensílios na cozinha:

Evite utilizar recipientes ou panelas de alumínio. O aço inoxidável ou as panelas de cerâmica são mais duradouros além de serem alternativas saudáveis. Alimentos ácidos, como o tomate, podem absorver o alumínio da panela, especialmente se a panela estiver muito desgastada. Além disso, a produção de aço inoxidável e da panela de cerâmica são menos agressivos para o meio ambiente. Outra opção são as panelas de ferro fundido, conhecidas por sua durabilidade e aquecimento. Ao contrário dos metais que podem descamar, a panela de ferro é considerada um aditivo para os alimentos em vez de ser prejudicial. 

Evite o desperdício de alimentos:

Tem muita gente boa por aí, que recolhe os alimentos fornecidos por empresas doadoras que seriam jogados no lixo e redistribuem para outras instituições beneficentes e comunidades que sofrem de fome. Informe-se, ajude! 

Prática de atividade física:

A prática de atividade física regular é fundamental para ter uma vida mais saudável e alegre! 

Reduza, reuse e recicle:

Atualmente, muito se fala sobre a importância da contribuição de cada um de nós para um mundo mais sustentável. Aqui vão três dicas sobre como podemos colocar em prática o plano dos 3 Rs:
- Reduza o consumo de sacolas plásticas indo ao supermercado com as suas próprias sacolas (no Estado de São Paulo, desde o dia 25 de janeiro, sacolas plásticas agora só compradas em mercados (R$0,19 a sacolinha, e mesmo assim feitas de produtos mais facilmente degradáveis).
- Reutilize o papel utilizando os seus dois lados, não apenas um.
- Recicle, separando seu lixo e destinando-o a empresas que efetuam coleta seletiva.

 Evite o plástico do seu dia-a-dia:

Evite o uso de embalagens de plástico na cozinha quando possível, pois esta embalagem exige muita energia para a sua produção e há risco de migração de substâncias tóxicas para os alimentos. Substitua os recipientes de plástico pelos de vidro, cerâmica ou aço inoxidável, que você possa reutilizar várias vezes. Interessante também substituir embalagens plásticas para pães, por embalagens de papel marrom, feitos especialmente para reduzir o uso do plástico na cozinha!