Quinoa

O grupo dos cereais, normalmente possui o carboidrato como nutriente de destaque, pois ele se encontra em maiores concentrações nestes tipos de alimentos. A exceção deste grupo é a QUINOA, pseudocereal com elevado teor proteico, sendo uma alternativa interessante para os vegetarianos, veganos e praticantes de atividade física. Não é à toa que ela é considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno. 

Outra grande vantagem deste alimento é não conter glúten em sua composição, sendo uma boa alternativa de consumo para celíacos e pessoas com sensibilidade ao glúten.

Possui um alto teor de aminoácidos essenciais, em especial, lisina e metionina. Rica em fibras, principalmente comparado aos demais cereais, atuando no controle glicêmico, redução de absorção de gordura dietética e auxílio do funcionamento intestinal.

Contém ótimas quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio e zinco favorece o fortalecimento dos ossos, bom funcionamento do sistema nervoso e reforço do sistema imunológico.

A Quinoa pode ser encontrada na forma de grãos, flocos ou farinha, ampliando ainda mais a sua forma de consumo.