Planejamento Semanal

fevereiro 16, 2016
Planejamento Semanal

PLANEJAMENTO SEMANAL

Uma maneira de não sair da dieta é o planejamento semanal. Para poder congelar os seus vegetais sem perder nutrientes é necessário utilizar uma técnica chamada de Branqueamento dos alimentos. Essa técnica é muito simples de ser feita, cozinhe os vegetais no vapor (não deixe muito mole, al dente) e logo em seguida faça o choque térmico, colocando os vegetais em uma tigela com água bem gelada, deixando o mesmo tempo que ficou no vapor. Seque bem os vegetais e distribua nas marmitas e congele.

Segue abaixo uma tabela com os tempos de cozimento de cada alimento:

Tabela de Tempo de Branqueamento para os vegetais


*Clique aqui para ampliar a imagem: 



*clique aqui para ampliar a imagem.


 

Qual sal você usa??

outubro 8, 2015
Qual sal você usa??

Sal rosa do Himalaia

O Sal é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, todos sabemos que deve ser consumido na medida certa, pois sal em excesso faz mal à saúde.

O Sal rosa do Himalaia é o sal mais puro existente na terra, livre de toxinas e poluentes. Proveniente da Cordilheira do Himalaia, é recolhido dos depósitos milenares de sal, onde há milhares de anos se acumulou pelo choque do mar com as montanhas. A coloração do sal é devido ao alto índice de minerais (contém 84 minerais) em sua composição, que pode ir do vermelho ao rosa claro. Quanto mais claro, maior é o seu grau de pureza.

Dentro desses 84 minerais encontram-se magnésio, fósforo, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre, entre muitos outros. De acordo com os estudos o consumo de Sal Rosa fornece além dos minerais essenciais, um balanço dos eletrólitos do nosso corpo, melhora a capacidade de absorção de nutrientes do organismo, elimina toxinas, regula o PH natural do corpo, normaliza a pressão sanguínea, melhora a circulação e a condutividade. Isso acontece por ser um sal pouco processado onde só é retirada as impurezas e mantidos seus valores nutritivos. Esta é a grande diferença em relação ao Sal comum de cozinha, que passa por um grande processo industrial que acaba retirando o que normalmente ele possuiria de nutritivo.

Ao utilizar esse sal, na verdade você está ingerindo menos sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, já que os cristais, ou flocos, ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Enquanto cada 1 grama de sal de cozinha comum concentra 400 mg de sódio, no Sal rosa a relação é de 1gr X 230mg, quase a metade.

Por fim, o sal, se consumido com parcimônia, proporciona ao corpo o sódio e cloro necessários para o equilíbrio hídrico, para evitar a desidratação do organismo e para preservar a atividade muscular e nervosa.

 

Conhecendo a quinoa...

outubro 8, 2015
Conhecendo a quinoa...

Quinoa

O grupo dos cereais, normalmente possui o carboidrato como nutriente de destaque, pois ele se encontra em maiores concentrações nestes tipos de alimentos. A exceção deste grupo é a QUINOA, pseudocereal com elevado teor proteico, sendo uma alternativa interessante para os vegetarianos, veganos e praticantes de atividade física. Não é à toa que ela é considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno. 

Outra grande vantagem deste alimento é não conter glúten em sua composição, sendo uma boa alternativa de consumo para celíacos e pessoas com sensibilidade ao glúten.

Possui um alto teor de aminoácidos essenciais, em especial, lisina e metionina. Rica em fibras, principalmente comparado aos demais cereais, atuando no controle glicêmico, redução de absorção de gordura dietética e auxílio do funcionamento intestinal.

Contém ótimas quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio e zinco favorece o fortalecimento dos ossos, bom funcionamento do sistema nervoso e reforço do sistema imunológico.

A Quinoa pode ser encontrada na forma de grãos, flocos ou farinha, ampliando ainda mais a sua forma de consumo.

 

Benefícios do Tomate

outubro 8, 2015
Benefícios do Tomate

 

Benefícios do Milho

julho 7, 2014
Benefícios do Milho

 

Benefícios do Abacaxi

junho 9, 2014
Benefícios do Abacaxi

 

Benefícios da Couve

janeiro 13, 2014
Benefícios da Couve

 

Benefícios da Banana

outubro 30, 2013
Benefícios da Banana

 

Benefícios da Beterraba

outubro 3, 2013
Benefícios da Beterraba

 

Benefícios do Kiwi

setembro 17, 2013
Benefícios do Kiwi

 

                                                                                                     Rua Benjamin Constant, 530 Joinville, SC | 47 99911-8458